Financiamentos

É uma linha de crédito instituída pelo Ministério do Trabalho, voltada ao financiamento de Planos de Negócios, visando a geração de emprego e renda, com a utilização de recursos do FAT – Fundo de Amparo ao trabalhador.  É voltado para profissionais recém-formados, com até 4 anos de conclusão de curso superior de graduação ou técnico, com registro profissional na data da solicitação do crédito e atuando na sua área de formação; profissionais liberais com mais de 4 anos de atuação na sua área de formação, além de Micro e Pequenas Empresas legalmente estabelecidas.  O proponente procura a Agência da CAIXA de sua preferência a fim de elaborar o cadastro; se aprovado, o proponente elabora e apresenta o Plano de Negócios. A CAIXA analisa a viabilidade do plano, a capacidade de pagamento e as garantias oferecidas.

 

 

BNDES tem como uma de suas ações prioritárias apoiar as micro, pequenas e médias empresas de todo o país, tendo em vista o seu papel na criação de empregos e geração de renda.
As operações apresentadas por micros, pequenas e médias empresas são financiadas por meio de instituições financeiras credenciadas pelo BNDES, que são responsáveis pela análise e aprovação do crédito e das garantias. Estes bancos, públicos ou privados, pela sua proximidade com os clientes, têm as melhores condições para avaliar os pedidos de financiamento.
As empresas usualmente dirigem-se àquelas instituições onde já possuem cadastro e/ou algum tipo de relacionamento bancário. O BNDES administra recursos de terceiros, a quem deve prestar contas. Por esta razão, tanto ele quanto as instituições financeiras credenciadas devem seguir as normas da boa prática bancária na concessão dos créditos, como, por exemplo, a constituição de garantias adequadas e a verificação da regularidade cadastral e da situação fiscal e para fiscal dos interessados na obtenção dos financiamentos.
O Fundo de Garantia para a Promoção da Competitividade – FGPC foi instituído com a finalidade garantir parte do risco de crédito das instituições financeiras nas operações de microempresas e pequenas empresas, e de médias empresas exportadoras que venham a utilizar as linhas de financiamento do BNDES.

top